Camara pi 183

Opinião: A semana mais patriota do país...

A semana patriota compreende o Dia da Pátria, 7 de setembro e o Dia da Raça, 5 de setembro...

Por Lourdes Acosta em 07/09/2022 às 15:00:42

O grito do Ipiranga, proclamado por D. Pedro II às margens do Ipiranga, foi o primeiro brado de liberdade do povo brasileiro... Desde que eu me entendo como gente, o "7 de setembro", data em que se comemora a independência do Brasil, sempre houve o desfile militar, ocorrendo de maneira relativamente informal e espontânea.

A história conta que desde a Proclamação da República (1889), havia apenas um Desfile Militar nas Capitais e que, no primeiro governo de Getúlio Vargas, os estudantes e algumas agremiações e sindicatos foram agregados ao Desfile. Por um período de tempo, a participação dos estudantes no desfile de 7 de setembro foi desmembrada para que os mesmos pudessem desfilar no Dia da Raça, comemorado em 5 de setembro. O objetivo da comemoração do Dia da Raça sempre foi destacar a identidade cultural brasileira e todos os imigrantes que ajudaram a moldar a "raça brasileira".

Lembro que costumava dizer que essa era a semana mais patriota do país, porque reunia o desfile cívico militar. O de 7 de setembro com a numerosa presença militar (exército, marinha e aeronáutica) existentes em cada cidade do Brasil. A participação do efetivo máximo de cada quartel, conduzindo material e armamento de dotação da organização militar e mais o grupamento mecanizado com exemplares das viaturas de apoio logístico e de combate blindados se exibiam...

... E o desfile da Raça, que reunia todas as escolas de nível fundamental e médio, numa festividade também marcada por desfiles estudantis lembrando todos os povos que ajudaram na formação do Brasil, desde o período da colonização até a vinda dos imigrantes europeus que trabalharam nas lavouras de café. A data sempre foi marcada por um sentimento de nacionalidade, pois todos os estudantes emprestavam seu brilho especial à atividade. As crianças e adolescentes desfilavam garbosamente com seus tradicionais uniformes de alunos (cuidadosamente preparados), nos pelotões diferenciados. A participação das bandas marciais e seus repertórios pátrios, além das porta-bandeiras, sempre foram o ápice do desfile estudantil, nos quais participei.

Todo este aparato faz da semana mais patriota do Brasil motivo para refletirmos o que significa celebrar o bicentenário da independência. O dia da Independência deve ser um ponto de partida para algo muito maior, para uma democracia, que necessita ser cada vez mais justa e cada vez mais respeitada, para uma liberdade não só de um povo, mas uma liberdade de expressão e de pensamento. Precisamos passar bons ensinamentos à diante, contar nossa própria história, reforçar a nossa cultura e fazer do nosso país uma nação consciente e inspiradora...

_____________________

Jornalista Lourdes Acosta

DRT/MTP 911 MA

Macaé 07/09/2022.

Zion
Luxhoki